quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Uma caneta para escrever... ou para matar.

Ele está ali, na esquina, esperando você aparecer. Vai sorrir pra você. Vai contar uma história. Vai dizer que o pai tá doente e que a mãe precisa operar. Quando você abrir a carteira, ele vai lhe roubar. Se você reagir, ele vai lhe matar. Se você correr, ele vai atrás de você até... até lhe encontrar. E ele vai cobrar os juros da corrida, como se taxista fosse. Mas não se perturbe, meu caro. Para isso, eu lhe digo: - Uma caneta sem tampa é uma ótima arma de defesa. Bem manejada pode causar um estrago em seu algoz e transformá-lo em sua vítima. Uma caneta, por exemplo, passa num detector de metais. Uma caneta não aparenta perigo para 9 entre 10 pessoas, pois é certo que 9 entre 10 pessoas não usam caneta, nunca usaram ou nunca usarão. De que modo? Do modo como estamos acostumados a usá-la. Sim. Nós. Não se esqueça de me agradecer depois que passar por essa experiência. Eu vou lhe contar uma história. Um dia, saindo de um bar da região da rodoviária, fui abordado por um infeliz. Ele pediu um cigarro. Coisa simples. Eu até daria um ao infeliz não fosse o sujeito manter no bolso da camisa um maço de cigarro fechado. Sabe o que é isso? A senha. Uma merda pode acontecer. E o que a gente faz? Isso. Saca a caneta do bolso lentamente. Desfazemo-nos da tampa com o polegar e seguramos a caneta junto à perna ou ao bolso de trás da calça. Um sorriso também é muito útil nessas horas. Desarma temporariamente o agressor. Temporariamente, porque ele vai fazer aquilo que você está pensando. Aquilo que você precisa evitar. Não esqueça de uma coisa: o golpe deve ser rápido e eficaz. Isso torna a fuga mais fácil. Não chama a atenção de algum curioso. A rua tem muitos curiosos. Algumas vezes é uma velhinha, outras vezes é uma criança. Se você for visto no uso de sua caneta deve pensar bastante se valhe a pena ou não deixar testemunhas. Na maioria dos casos, as testemunhas podem ser descartadas com um empurrão para alguma via de muito tráfego. É espalhafatoso, eu sei, mas às vezes é necessário. Se preferir, use uma caneta vermelha. Se o questionarem sobre o que seria sangue, você diz que foi a carga que estourou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário